Sociedade / setembro 28, 2013

É Proibido

 

A informação é um pouco velha, mais o tema merece ser lembrado.

Quem nunca viu aquelas placas, cartazes ou folhetos em estabelecimentos comerciais, como: “proibido uso de celulares moveis”, “proibido a entrada de cães” ou a mais famosa “proibido fumar”. Mas recentemente, (ou não tão recente assim), uma dessas placas me chamou a atenção com a seguinte frase:

“Proibido o uso de aparelhos sonoros sem fone de ouvido”.

Imagem

Estava eu em um ônibus de transporte coletivo a caminho do trabalho e me deparei com essa placa. Fiquei curioso a ao mesmo tempo surpreso ao ver uma placa dessas em um ônibus. Depois de uma pesquisa, descobri que aqui em Campinas, (cidade onde moro) essa regulamentação vem da Lei nº 14.350, de 27 de Julho de 2012 (Disciplina o uso de aparelhos sonoros no interior de ônibus de transporte coletivo urbano no município e dá outras providências. (DOM 30/07/2012:1)) [fonte: http://www.campinas.sp.gov.br/bibjuri/transitotransporte.htm#leis].

Essa nova lei com certeza está trazendo um pouco de sossego aos utilizadores de bom sendo do transporte público nas grandes cidades. Pois por algumas dezenas de vezes já me deparei em situações em que havia um indivíduo dentro do ônibus com seu aparelho celular tocando músicas em um volume muito alto. Trazendo desconforto aos demais passageiros, pois já é uma luta diária aos cidadãos enfrentar conduções completamente lotadas, sem lugar algum para se sentarem e além disso, aguentar o “barulho” desses aparelhos as 06,07 horas da manhã é difícil e não há paciência que aguente tanto.

Imagem

(Imagem do órgão responsável pelo transporte público em Petrópolis – RJ)

Não faço nem referência ao estilo musical que é ouvido nesses aparelhos, porque…

Enfim, é interessante ver que a irritação da ordem pública está sendo um senso comum na maioria dos centros urbanos. Lugares cujos quais a propagação de ruídos e barulhos aumenta a cada dia. As pessoas cada vez mais querem paz e sossego. Escuto muito amigos do meu pai que na maioria são homens de meia idade, e que estão um pouco longe da aposentaria dizendo: “Quando me aposentar, foi para o interior, viver tranquilo e sossegado”. Podemos perceber uma inversão no itinerário, que anos atrás era feito pelos sertanejos que iam tentar a vida na cidade grande.

É mais uma prova de que nem tudo são flores na nossa vida urbana, onde aqui tudo é pra ontem, onde as escolhas tem que ser rápidas, onde não há lugar para o erro, o respeito diminui, e com isso a irritação e o stress aumentam. O que faz com que a maioria das pessoas queiram distancia desses centros urbanos. Mas muitos não disponham da possibilidade de mudarem sua localidade. Eis que surgem medidas como estas, que visam a melhora nos ambientes, tentando trazer pelo menos um pouco de “silêncio”.

por Hélio Santos


Comente pelo Facebook:

Ou comente por aqui:

Uma resposta para "É Proibido"

Sophia - 12 outubro 2013 às 04:07

Se todos tivessem plena consciência do que é viver em um Sociedade, Leis como essas não seriam necessárias. Porem como não são todos que tem bom senso, a lei está ai e deve ser seguida e cumprida.

A vida Urbana • todos os direitos reservados © 2018 • powered by WordPress • Desenvolvido por