Destaques, Sociedade / janeiro 06, 2018

Comunicação: Você sabe mesmo o que é? (Confira aqui)

PRELÚDIO: ANO NOVO VIDA…NOVA?

Pois é, eu de novo. Um pouco mais de um ano sem postar nada, estamos de volta ao ar, pra tentar trazer pelo menos o minimo de conteúdo novo nesse sofrido blog abandonado. 2017 foi um ano bem intenso, mas que consegui colher muitas coisas (boas e ruins) e espero que elas me ajudem em 2018, porque tudo indica que vai ser um ano daqueles. Tenho mania de sofrer antecipadamente, mas…é a verdade. Depois de mais um ano sem postar nada no blog, nada mais justo do que dar um foco, um norte, e acredito ser o que encontrei nesse ano sabático longe do blog. Norte encontrado, mãos a obra, e vamos de: comunicação, porque é dela que se começa tudo e é dela que sempre estamos utilizando. Boa leitura!!

 

• TA, O QUE É COMUNICAÇÃO?

Comunicação, até o momento antes de iniciar esse texto era uma palavra simples de explicar. Mas assim que os pensamentos foram começando a se organizar na mente, passou a ser mais complexo e fácil ao mesmo tempo.

Fonte: pt.pngtree.com

Já sei, deixei o texto confuso logo no primeiro parágrafo ou a sua vontade de ler menor, porém, se ainda está aqui explico o por quê. Há um pouco mais de um ano eu passei a descobrir como a comunicação é de fato um dos pontos mais altos de toda a sociedade, ou melhor, de toda a civilização humana. E, como daqui para a frente ela será cada vez mais importante. Se buscarmos sua definição mais literal na internet é difícil chegar a um conceito único, algo que a defina simplesmente, pois, como sabemos, existem diferentes formas de comunicação e maneiras de nos expressarmos. Seja através de palavras, gestos, sons, comportamentos e ações.

Como já mencionei em outro post a entrada na faculdade me fez abrir a mente para diversas coisas, percepções e atitudes que eu tinha até então. E pensando desde o final de 2015, quando finalmente confirmei meu ingresso na faculdade de Publicidade e Propaganda, semestre após semestre eu consigo reafirmar que sim, é isso que quero fazer da minha vida. Muitas pessoas pensam que essa área de atuação só tem o glamour de grandes produções, sejam de comerciais, filmes, etc. De conhecer artistas, participar de festas incríveis, e sim, tem tudo isso, mas não é pra qualquer um e também não é “só isso”. Existe muito trabalho duro, muito aprendizado, e não são todos que estão dispostos a de fato colocarem a mão na massa. Esperando apenas colher frutos que em muitas vezes ou não mereceram ou fizeram 1% de todo o trabalho.

Fonte: freepik.es

Lamentações à parte, o foco aqui é a comunicação, e como tal, percebo hoje como ela não apenas é a base do curso que faço, mas como mencionei alguns parágrafos acima ela é um dos pontos mais altos da sociedade. E por ser algo tão grandioso, defini-la de uma forma simples é às vezes bem complicado.

Mas se tentarmos deixar da forma mais simples e direta possível, a comunicação nada mais é do que quando alguém (emissor) que envia uma mensagem a outra pessoa (receptor), tem acesso a essa mensagem, de alguma forma. E partir daí, existem milhares de variações de como essa mensagem é transmitida, de que forma e de como é receber e por quem é recebida, existem também os ruídos entre a transmissão dessa mensagem e também a interpretação da mensagem passada, a forma como foi enviada pode interferir nisso. Parece confuso (e em alguns momentos é), mas é algo que fazemos diariamente, diversas vezes e não nos damos conta. (Se algum professor meu ler isso e estiver errado, por favor me corrija em off, já passo vergonha demais na internet).

 

• COMUNICAÇÃO É COISA VELHA

Acredito que, dentre todas as invenções do ser humano o ato de comunicar-se foi o mais natural e importante para toda a sua história. Nos primórdios da vida humana o homem primitivo se comunicava, através de gestos e gritos e com o tempo foi evoluindo sua capacidade, através de desenhos que tempos depois foram descobertos por historiadores que comprovam como a comunicação na civilização é de extrema importância, pois além de transmitir uma mensagem, passa uma história, acontecimento, sonhos, desejos, pensamentos. Tudo o que nos constitui como seres humanos.

Fonte: informhealth.com

Com o tempo, civilizações foram criadas, se modificaram e desenvolveram formas de se comunicarem melhor, de se expressarem e de terem registros dos acontecimentos que estavam à sua volta, bem como criar histórias, lendas, folclores, mitos, contos de fadas, etc. Isso não só ajudou no desenvolvimento intelectual, mas na cultura e tradições que conhecemos até hoje.

Entendendo como a nossa história de comunicação começou, percebemos o quão longe nós chegamos e o quanto desenvolvemos essa arte que é se expressar. Seja verbalmente ou não, com gestos, sons, sentimentos. Nós conseguimos atingir um nível tão alto de interação entre a própria espécie com a comunicação que nenhum outro ser vivo já conseguiu.

Fonte: metronews.ca

A maioria das pessoas acredita que só nos comunicamos através da fala, porém, como já mencionei aqui, nos comunicamos desde os primórdios da civilização através de gestos, sons, etc. Mais de 70% da nossa comunicação não é verbal, apesar de termos evoluindo muito a forma com que passamos nossas informações, contamos histórias e interagimos entre nós, os gestos e expressões que são extremamente importantes no nosso dia a dia e na forma como tratamos e lidamos com as pessoas que estão presentes nas nossas vidas, ainda são a base da comunicação humana.

A série Lie to me (Minta pra mim), mostra bem como essas expressões são de extrema importância e como através de pequenos gestos e ações estamos nos comunicando, seja voluntariamente ou não, o nosso corpo se comunica e aliás, ele não mente.

(vídeo de introdução da série).

Por esse e outros exemplos a comunicação pra mim, é algo que está na “raiz” do ser humano, algo que o define, e o faz ser quem ele é. Por essa razão, aqui no blog, teremos um foco maior nessa arte. E como diria o velho guerreiro Chacrinha: “Quem não se comunica, se trumbica”, ela faz parte da nossa vida e sem ela, o relacionamento humano não pode ser vivido de fato, pois é o que nos define, quem mostra e diz quem somos.

Engraçado como todas essas reflexões e pensamentos são coisas que utilizamos tanto em nosso dia a dia, que eu mesmo, estudante de comunicação, nunca tinha parado pra pensar o quão complexa, extensa e cheia de variáveis, opções, ruídos e formas ela poderia ter e como está tão intrínseca as nossas vidas. É muito louco isso e ao mesmo tempo incrível.

Então, como podemos ver a comunicação não é uma “coisa” apenas, um instrumento que utilizamos a nossa vida toda, mas algo que nos permite mostrar quem somos, e defini-la simplesmente em uma palavra ou em um texto é bem difícil, ainda mais para um mero estudante de comunicação que tem muito o que aprender. Reconheço que são muitas as reflexões mas já tenho uma certeza: a comunicação é algo que nos define, que diz quem somos. 

E você? Quem é?

 

 

Gostou do texto? Curta, comente, compartilhe! Somos todos ouvidos, olhos e teclas. Aqui é um espaço aberto para mostrar a sua opinião (óbvio, desde que ela respeite a dos outros). Fique à vontade, a casa é nossa! E acesse também o site meio e mensagem e conheça mais sobre a comunicação, suas campanhas e interações.

Em breve mais um texto falando desse assunto cheio de assuntos = comunicação é vida!

 

     

 

 

 

por Hélio Santos


Comente pelo Facebook:

Ou comente por aqui:

A vida Urbana • todos os direitos reservados © 2018 • powered by WordPress • Desenvolvido por